top of page
297426114_5469308886467097_9142006924133975285_n.jpg

Beetholven Cunha
 

Maestro, Compositor, Artista Visual e Escritor

N O T Í C I A S

BIOGRAFIA

   Beetholven Rodrigues da Cunha, nasceu em 1978 entre os sons dos Cavalos marinhos, maracatus, orquestras de frevo, papangus, catirinas, laursas e caboclinhos na  linda cidade de Goiana, estado de Pernambuco, Brasil.

   Em casa desenvolveu rapidamente o gosto pela música de concerto com o irmão de sua bisavó, mestre Eduardo Santana (Duda) e Com ele iniciou os rudimentos da música e desenvolveu o gosto por Brahms, Bach e outros.

 

    Estudou teoria musical, solfejo, sax-horne, euphonium e trombone, com Francisco Pereira, Demócrito França e Silvio Américo, vindo depois a ser arquivista, instrutor  de teoria musical, arranjador, compositor e regente assistente com apenas 14 anos das escolas de música das duas bandas de música de sua cidade (Bandas Curica e Saboeira).

   

   Fez conservatório e curso superior em arranjo, composição e regência.

   Teve aulas de aperfeiçoamento em piano com Gilberto Tinetti, e Antônio Bezan, Regência com Julio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Marcus Carvalho, composição com Clovis Pereira, J. A. Kaplan, Osvaldo Lascerda e Hans Joachim Koelreutter.

   

 Em São Paulo trabalhou como professor de piano, composição, arranjo e matérias teóricas no conservatório Guiomar Novaes (Santos -SP) e na escola livre de música Universo Musical (São Paulo-SP). Nesta mesma época reorganizou a orquestra Vivace na cidade de São Paulo, e dirigiu o coro infanto-juvenil da ordem Agostiniana.

Ao chegar  em Teresina PI em 2005, o maestro/arranjador Luizão Paiva, então diretor da Escola de Música Adalgisa Paiva, Universidade Federal do Piauí convidou-o para integrar o quadro de professores e na mencionada instituição lecionou teoria, harmonia, arranjo e composição, além de ser o fundador, maestro e diretor artístico do Coral Comunitário da UFPI e do Grupo de música experimental GMUCO. No mesmo ano em que chegou em Teresina, foi convidado pelo então secretário da cultura José Reis Pereira para organizar e reger o consorte de flauta doce SOPRO DIVINO.

  Foi compositor residente do I FESTIVAL CARLOS GOMES de Campinas SP (2009). 

 

  Possui o Diploma de Honra ao Mérito pela Ordem dos Músicos do Brasil, conselho regional do Piauí.

   

   

   É comendador pela Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, outorgada pela Associação Brasileira de Arte Cultura e Ensino ABACE.

   No Piauí criou a Camerata Piauiense, Beetholven e Orquestra, Coral infanto-juvenil Trauteando, Coral da cidade de Parnaíba, Madrigal do SESC Parnaíba, Camerata Parnaibana. 

   Em Parnaíba PI a convite do Secretário de Cultura Albert Piauhy e do prefeito Mão Santa, criou o projeto Corais do Mar,  coordenando 26 corais  infanto-juvenis  da  rede municipal de ensino, culminando com  o  Grande  Coral de  Natal, com mil crianças.

   No SESC Caixeiral   de Parnaíba PI, trabalhou como regente do coral infantil e do Coral Misto do SESC.

  Ainda na cidade criou a Camerata Parnaibana e  o Coral da  Cidade.

 

Em 2020, cria na cidade de São Vicente SP a Camerata  São Vicente, sendo seu  regente titular.

   Na II Conferência Nacional Flausino Valle, do IV Festival de Cordas Flausino Valle, foi palestrante com o tema: A ESCRITA PARA CORDAS FRICCIONADAS COM ELEMENTOS DA MÚSICA POPULAR NORDESTINA.

    Foi o compositor homenageado no XVIII Concurso de Piano Cora Pavan Caparelli em Uberlândia MG. No mencionado concurso teve sua obras interpretadas por alunos e professores, além de deixar a palestra A COMPOSIÇÃO DESCRITIVA PARA PIANO.

     Na   cidade  de São Paulo   SP, a convite  da  direção das  Fábricas  de Cultura do  estado, deixou  treinamento  e  seminários  para  professores e alunos com os temas:

  • A influência   da  música  popular nordestina na música erudita brasileira.

  • A importância  da vivência  Musical em  nossos Dias.

  • E os compositores de Hoje?

   Foi compositor residente e maestro do Festival de Cordas do ICED em teixeira de Freitas BA

 

   Tem suas obras interpretadas no Brasil e no exterior em países como: Polônia, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Suíça, Equador,  Cazaquistão, Sultanato de Butão, Canadá, Estados Unidos e Portugal.

   Como pianista vem interpretando suas obras e as obras dos grandes mestres do presente e do passado.

   Como artista visual tem suas obras vendidas para o Brasil e Estados Unidos, além de ter realizado três exposições nas cidades de Parnaíba PI, Teresina PIe São Vicente SP.

bottom of page