Beetholven Cunha
LIVROS ESCRITOS PELO COMPOSITOR
CÂNONES
O livro traz 36 cânones de duas a
quatro partes, selecionados pelo compositor, como resultado do
trabalho do compositor com ajuda
dos seus cantores (coralistas)
24 anos como regente de coral
infanto-juvenil.
O livro traz também uma uma
ilustração para cada canção.
O livro foi editado pela Editora SIEART e esta a venda
pelo email: mto.beetholven@hotmail.com
CONSELHOS PARA A FORMAÇÃO DO CORO INFANTO-JUVENIL (volune 1)
Sentindo a necessidade de trabalhos voltados para corais infanto-juvenis, o autor compartilha suas experiências pessoais como regente de coral,mostrando cronogramas, disciplina e formas de regência que podem ser aplicadas a necessidade de cada coro. O livro esta a venda pelo CLUBE DE AUTORES através do site: https://www.clubedeautores.com.br/livro/conselhos-para-a-formacao-do-coro-infanto-juvenil#.XRElj-tKjcs
ESTUDOS COLOBIANOS N°1
Com o intuito de criar algo para as reuniões sacramentais de A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, nasce a presente obra elaborada sobre seis temas do hinário cristão.
A obra esta a venda pelo CLUBE DE AUTORES através do site: https://www.clubedeautores.com.br/livro/estudos-colobianos-n1#.XREyhOtKjcs
ESTUDOS COLOBIANOS N°2
É uma continuidade do livro um, com mais seis temas do hinário cristão.
A obra esta a venda pelo CLUBE DE AUTORES através do site: https://www.clubedeautores.com.br/livro/estudos-colobianos-n2#.XRE04-tKjcs
A LAPINHA DA
ANUNCIAÇÃO
A Comemoração do nascimento do Messias se faz presente a cada ano em todo o mundo cristão. Cada parte do mundo celebra a vinda do menino Deus ao mundo com seus próprios costumes e sotaques. Por meio de temáticas do nordeste do Brasil, o compositor vem contar também esta linda história por meio de um micro oratório em ato único para solistas, coro infantil e piano. O livro esta a venda pelo CLUBE DE AUTORES através do site:
https://www.clubedeautores.com.br/livro/a-lapinha-da-anunciacao#.XREuY-tKjcs
ENTRE A MÚSICA E AS
MUSAS
Contos, experiências e historietas de um jovem maestro desbravando o mundo da música, enquanto aprende a ferro e fogo sobre o enigmático e atraente universo feminino.
O livro esta a venda pelo CLUBE DE AUTORES através do site: https://www.clubedeautores.com.br/livro/entre-a-musica-e-as-musas#.XREnOutKjcs
GIRASSÓIS DE ALGODÃO
Indo pelas veredas poéticas do seu pai, (Juarez Cunha) presente trabalho é um resumo de poemas selecionados do autor que contam um pouquinho de sua vivência e de sua visão sobre o seu lugar.
O livro esta a venda pelo CLUBE DE AUTORES através do site: https://www.clubedeautores.com.br/livro/girassois-de-algodao-2#.XRErcOtKjcs
MANIFESTAÇÕES
Nesta obra com capa de Herbert Veras, o autor conta algumas de suas experiências vendo aqueles que já não mais possuem a matéria física ou nunca possuíram.
O livro esta a venda pelo CLUBE DE AUTORES através do site: https://www.clubedeautores.com.br/livro/manifestacoes#.XREpQetKjcs
NA BARBEARIA DO WILSON
Uma figura extremamente curiosa era o barbeiro Wilson Pontes Mendonça (Goiana PE 1936-2003). Na sua barbearia não se fazia apenas barba, cabelo e bigode, lá era o lugar de encontrar de tudo desdes coisas curiosas do Nordeste que ele adquiria com caixeiros viajantes, como também jogos de aposta. Wilson gostava mesmo era de se divertir contando, criando ou ouvindo uma boa anedota.Algumas vezes era ele mesmo a própria razão de rir. E o sorriso era a coisa que ele mais amava tirar das pessoas. O autor neste trabalho, busca resumir as piadas, anedotas, casos e trocadilhos contados por seu tio-avô materno Wilson Pontes Mendonça.
O livro esta a venda pelo CLUBE DE AUTORES através do site: https://www.clubedeautores.com.br/livro/na-barbearia-do-wilson#.XREs3utKjcs
TRABALHOS QUE ANALIZAM A OBRA DO COMPOSITOR
Duos Para Viola e Violoncelo: Catálogo de Obras dos Sécs. XX e XXI e a Construção da Sonoridade do Duo na Interpretação
Larissa Natália Ferreira de Mattos
Entramos no século XXI com infinitas possibilidades de acesso rápido às informações, mas, apesar da grande oferta, nem sempre as mesmas são qualificadas. É comum serem manipuladas para atender a um determinado segmento, não fomentando, consequentemente, a ampliação do conhecimento, mas restringindo-o. Cada vez mais há a necessidade dos dados estarem organizados de forma precisa, mas, ao mesmo tempo, passível de expansão. Aqui entra a importância do livro de Larissa Mattos, fruto de sua pesquisa de Mestrado, cuja leitura eu recomendo. A autora aborda questões relativas à técnica dos instrumentos, à produção do som e timbragem da formação violoncelo/viola, além de listar as composições escritas para este efetivo nos séculos XX e XXI. O resultado numérico, até para os menos céticos, é impressionante! Mas se o leitor está pensando que esta listagem poderia afunilar sua pesquisa, ao acessar uma determinada obra, verificará as muitas possibilidades de aprofundamento, pois estarão à sua disposição, dentre outros itens, o nome das editoras, links de performances, de gravações e o mais importante: o contato dos compositores. (Prof. Dr. Hugo Pilger, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)). Além de outros autores, a autora faz um estudo sobre as obras para viola e violoncelo de Beetholven Cunha.
https://www.amazon.com.br/Duos-Para-Viola-Violoncelo-Interpreta%C3%A7%C3%A3o-ebook/dp/B07MGHGTHL
História Concisa da Música Clássica Brasileira
Irineu Franco Perpétuo
O livro fala da música brasileira, sim. Mas é aquela impopular, a “outra”, a clássica. Se o nome de Villa-Lobos constitui antes exceção do que regra do cenário musical brasileiro, que dirá os compositores que vivem eternamente sendo regatados por musicólogos e interpretes.
Traçando uma linha do tempo da época colonial até os nossos tempos, o autor conta a história dessa música de maneira acessível ao leitor “leigo”, não-familiarizado com o jargão musical específico. Ao reconhecer que as partituras não são folhas soltas no tempo e no espaço, Irineu procura também relacionar a música “clássica” com os fatos históricos e culturais de sua época, inclusive a música popular, e situar seus criadores no ambiente intelectual e social brasileiro.
COLETÂNEA DE COMPOSIÇÕES PARA INSTRUMENTOS DE METAL
Fernado Deddos, Paulo Roqui, Antônio Marcos Cardoso, Lélio Alves e Adalto Soares
a coletâne com obras de vários compositores brasileiros é comemorativa, da AMMPOM e trás o MOMENTO BUJARÍ para tuba e piano de Beetholven Cunha.
https://anppom.com.br/wp-content/uploads/2018/09/coletanea-composicoes-instrumentos-metal.pdf
A TUBA NA MÚSICA BRASILEIRA: CATALOGAÇÃO DE OBRAS, ANÁLISE E SUGESTÕES INTERPRETATIVAS DA FANTASIA SUL AMÉRICA PARA TUBA E ORQUESTRA DE CLÁUDIO SANTORO]
RENATO DA COSTA PINTO
Este trabalho teve o objetivo de catalogar peças brasileiras compostas para tuba solo em diferentes formações instrumentais, além de propor analise e sugestões interpretativas para a Fantasia Sul América, composta por Claudio Santoro. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva. Os dados coletados foram tratados de forma quali-quantitativa. Foram catalogadas noventa e duas composições, dentre estas quarenta e cinco para tuba, dezesseis para bombardino, quatro duos para tuba e bombardino, cinco quartetos para tuba e bombardino e vinte e uma peças para tuba/bombardino e demais instrumentos, entre as quais as obras para tuba, eufônio e orquestra de Beetholven Cunha. A pesquisa justificou-se pela lacuna existente na organização e busca pelas obras brasileiras para tuba e bombardino e pelo fato do pesquisador ser interprete e professor dos instrumentos em questão.
A EXPRESSIVIDADE NA MÚSICA BRASILEIRA PARA CLARINETE E ORQUESTRA
Miqueias Feitosa
a Dissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música – Interpretação Artística, especialização em Sopros, Clarinete. Este trabalho contém uma abordagem descritiva de cinco concertos brasileiras para Clarinete e Orquestra, entre as quais, as TRÊS PAISAGENS BRASILEIRAS N°4 para clarinete e orquestra de cordas, composta por Beetholven Cunha.
Tem como objetivo apontar as influências rítmicas, harmônicas, melódicas e estéticas que os compositores utilizaram na elaboração de tais obras. Além disso, realiza-se uma descrição dos concertos, articulando-os com as influências dos ritmos brasileiros e canções folclóricas identificados nestes. Abordamos ritmos oriundos do frevo, baião, forró, ijexá, lundu, choro e outras fortes influências identificadas no estudo das obras. Nas cinco obras contrastantes menciona-se também opções por texturas atonais, que são utilizadas em duas obras, retratando a diversidade expressiva brasileira nos concertos destes compositores. Ao longo deste trabalho refletimos sobre o papel da indústria cultural na propagação de obras brasileiras, através do ponto de vista dos compositores sobre a influência da indústria cultural, no que se refere à propagação destas.
https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/13664/1/Miqueias_Feitosa_MIA_2019.pdf